A Prefeitura de Itapevi iniciou, neste mês de novembro, a campanha Novembro Azul, voltada à prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. As atividades serão realizadas em parceria entre as Secretarias de Saúde, Cultura e Direitos Humanos e Cidadania, com uma programação diversificada, que inclui palestras, exames e uma pedalada pela cidade.
Neste mês, o CIS (Centro Integrado de Saúde) intensifica a realização de exames focados na saúde masculina, incluindo ultrassom de próstata, bolsa escrotal, aparelho urinário, avaliação urodinâmica, coleta de exames e consulta com urologista.
Já nesta quarta-feira (6), um bate-papo será realizado, às 19h, na Biblioteca Municipal (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro), conduzido pelo enfermeiro Dr. Hudson Rosa, que discutirá a importância da prevenção ao câncer de próstata e no dia 19, às 14h, um encontro com a filósofa Rosemeire.
Em seguida, no dia 24 de novembro, acontecerá a Pedalada Azul, incentivando a população a vestir-se de azul e juntar-se a esse movimento de conscientização. A concentração será na entrada do Parque da Cidade (Avenida Professor Dimarães Antonio Sandei), às 8h30, e o percurso passará pelo bairro Cohab, retornando ao ponto de partida.
Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer entre homens no país. Em 2023, a taxa de mortalidade ficou em cerca de 14 mortes para cada 100 mil homens.
Essa taxa é impactada principalmente pelo diagnóstico tardio. Muitos homens ainda deixam de realizar exames de rotina por desconhecimento ou preconceito, o que leva a diagnósticos em estágios mais avançados, quando o tratamento é mais difícil e as chances de cura são reduzidas.
Para combater isso, campanhas como o Novembro Azul têm desempenhado um papel importante na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. Com mais exames preventivos e acesso aos tratamentos, a expectativa é que essa taxa de mortalidade possa diminuir ao longo dos próximos anos.